quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008

Petição a favor do actual ensino da música nas escolas especializadas já ultrapassou as cinco mil assinaturas

A petição que está a decorrer na Internet a favor do actual sistema de ensino da música nos conservatórios já ultrapassou as 5500 assinaturas. A petição foi criada por um grupo de professores da Escola de Música do Conservatório Nacional, em Lisboa, e é o texto que foi aprovado naquele estabelecimento de ensino público, na última reunião da assembleia geral, há uma semana.

Paralelamente, está a decorrer outra petição em defesa do ensino artístico, dirigida ao Presidente da República e ao primeiro-ministro, que conta com mais de 650 assinaturas.Em causa está a intenção do Ministério da Educação de uniformizar o ensino da música e querer que as actuais escolas ofereçam apenas o ensino integrado, ou seja, os alunos fazerem todas as disciplinas na mesma escola, as de música também.

Esta medida, diz o conservatório de Lisboa, vai deixar de fora 75 por cento dos seus 900 alunos, ou seja, as crianças do 1.º ciclo e todos os que estão nos ensinos supletivo (o estudante frequenta a escola normal e o conservatório) e articulado (o aluno tem disciplinas de formação geral na escola e as de música no conservatório).

O regime integrado obrigará a que os estudantes decidam, no 5.º ano de escolaridade, que o que querem fazer na vida é música. Ao passo que os sistemas supletivo e articulado permitem que possam tomar a decisão mais tarde.Existe ainda a questão regional, explica Manuel Rocha, presidente do conservatório de Coimbra.

Para que a escola possa "cumprir um papel cultural e democrático" não pode servir só a população urbana. Com metade dos 700 alunos de fora de Coimbra, é importante oferecer ensino articulado.

Contudo, considera positiva a adopção do regime integrado.A segunda petição considera que a "retirada do financiamento" é uma "inadmissível medida socialmente discriminatória, que contribui para a não inclusão social, e que reduzirá drasticamente a qualidade da Educação Artística". A intenção da tutela é ter mais alunos no ensino artístico especializado e uma rede alargada de escolas.

As petições estão em www.petitiononline.com/CFEEMP/petition.html e em www.petitiononline.com/prpm/petition.html.

Nenhum comentário: