quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008

Cidadãos lançam petição contra "demolição" do Bolhão

Cidadãos do Porto que pretendem "impedir que o Mercado do Bolhão se perca, dando lugar a mais um shopping", lançaram uma petição para ser entregue na Assembleia da República, foi ontem anunciado.

Na petição, disponível on-line e em todas as bancas dos comerciantes do mercado portuense desde sábado, afirma-se que "o Mercado do Bolhão deve ser reabilitado e não demolido".Em causa está o projecto de reconversão aprovado pela Câmara do Porto e Assembleia Municipal.

Os promotores da petição solicitam "que sejam accionados os meios disponíveis para manter vivo e reforçar o tecido humano e empresarial do Mercado do Bolhão". "Ao mesmo tempo exigem que a decisão tomada pela câmara seja alvo de discussão pública e que a demolição do Mercado do Bolhão, que a muito breve trecho se perfila, seja atempadamente impedida".

O "novo" Mercado do Bolhão, segundo o projecto divulgado pela empresa TramCroNe (que venceu o concurso para a renovação do mercado), vai manter a traça original e partilhar a área comercial tradicional com novas lojas, cerca de metade das quais de cultura, lazer e restauração.

O projecto prevê dois pisos subterrâneos para cargas e descargas e estacionamento e um piso intermédio entre os dois actuais pisos comerciais.A restauração e o comércio tradicional vão ficar instalados no segundo piso, com entrada pela Rua Fernandes Tomás, a céu aberto, mas com cobertura amovível para os dias de maior invernia, enquanto os pisos zero e um, ambos cobertos, vão receber lojas-âncora e de conveniência. Nos torreões do edifício vão ser criadas pequenas habitações complementares ou serviços compatíveis, designadamente para utilização pelos comerciantes.

A Câmara do Porto cede o edifício em direito de superfície por 50 anos, recebendo um milhão de euros no momento da emissão da licença de construção e uma percentagem dos resultados de exploração a partir do décimo ano.Antes que as obras de requalificação do mercado tenham início é ainda necessário que o projecto de execução seja elaborado e aprovado pelo Ippar. O objectivo é que o Mercado do Bolhão reabra no Natal de 2009.

Nesta petição, os portuenses defendem a reabilitação do mercado de acordo com uma série de princípios, designadamente a utilização de conceitos arquitectónicos internacionalmente reconhecidos para a reabilitação do património, a integração dos comerciantes e mercadores existentes no mercado e que estes sejam tratados, de facto e de direito, como parceiros.

PETIÇÃO acessivel na Internet e em todo o Mercado do Bolhão

Reportagem SIC (video)

Durante o Movimento de Apoio aos Comerciantes do Mercado do Bolhão, ontem dia 2 de Fevereiro, surgiu uma Petição que será entregue na Assembleia da República, por forma a "Impedir a demolição do Mercado do Bolhão".Foi elaborada por vários cidadãos do Porto, que pretendem impedir que um dos maiores símbolos Arquitectónicos e Humanos da cidade, o Mercado do Bolhão, se perca, para dar lugar a mais um Shopping.Encontra-se apartir de hoje, acessível para assinatura, nos seguintes locais:- em todo as lojas e bancas dos Comerciantes do Mercado do Bolhão- na Internet

Nenhum comentário: